Blog Evolução da Memória MLC e Memória NAND de alta capacidade

Sem querer complicar, a Memória MLC (multi-level cell) suporta o armazenamento de uma maior quantidade de informação num chip do mesmo tamanho de forma mais económica que Memória SLC (single-level cell). Naturalmente há trade-offs a serem feitos mas é bom ter a opção de poder pesar os benefícios em termos de custos VS performance de ambas as tecnologias e escolher a mais adequada para uma certa aplicação.

A memória SLC oferece maior performance, opera a temperaturas superiores e dura mais tempo que a MLC mas custa o dobro do preço para as mesmas capacidades. O importante a considerar quando se comparam estas duas tecnologias é a forma como vão ser utilizadas. Quais as funcionalidades e características pelas quais pagaria mais?

Imagine que está a construir um servidor de alta-performance e á procura de uma drive solid state. Precisa de reabilidade e rapidez. Os servidores aquecem muito portanto poderá estar interessado numa drive que possa tolerar temperaturas de funcionamento altas. Os componentes dos servidores são relativamente caros e a máquina vai desempenhar uma função importante portanto custo é um factor de menor importância. Neste caso o mais provável seria investir em equipamento contendo memória SLC.

Agora imagine que pretende comprar uma Memória USB. É importante que seja de confiança pois vai guardar os seus ficheiros de trabalho e os seus ficheiros pessoais, e gostaria que fosse rápida para que não fosse um travão no seu workflow. Gostaria também que fosse pequena e leve para que a possa ter consigo a maioria do tempo e, idealmente, não seria demasiado cara. Neste caso quase de certeza que vai escolher uma Memória USB contendo memória MLC.

O importante a relembrar é que as palavras “velocidade” e “confiança” tem significados muito diferentes em diferentes contextos. Acha que seria necessário pagar o dobro do preço por um equipamento contendo a mesma quantidade de memória SLC só para que possa transferir as suas fotos pessoais para a sua Memória USB á mesma velocidade que um servidor profissional? Ou está mais inclinado para tentar obter a máxima capacidade que conseguir pelo mesmo preço para que possa levar mais fotos consigo? Os 7 anos que pode passar a re-escrever todos os conteúdos da Memória USB antes que esta mostre sinais de precisar de ser substituída serão mais que suficientes?

Na Flashbay procuramos equilibrar performance e custos de forma a satisfazer as necessidades dos nossos clientes. É por isso que nos poder ver a combinar memória classe-A com um controlador de memória de alta performance afim de produzir equipamento que não só satisfazem as necessidades dos nossos cliente em termos de performance mas tambem em termos de custos.

Optimizando cuidadosamente cada etapa do processo de desenho e manufactura garantimos que obtemos os melhores resultados dos componentes pelos quais optamos. Por exemplo, todos os nossos produtos com capacidade suficiente suportam Windows ReadyBoost - Algo do qual estamos todos muito orgulhosos e que não teria sido possível caso não usasse-mos os melhores componentes.


Memória NAND Flash de Alta Capacidadey

flashbay Author: Sam Sanchez
Be first to leave a comment:
*
* Nunca será mostrado
(se aplicável)
A Flashbay irá enviar-lhe as respostas por email.
Ao submeter este formulário, os seus dados serão processados de acordo com a nossa Política de Privacidade.