Blog Wear Levelling

Frequentemente perguntam-nos se é preferível guardar muitos ficheiros pequenos ao invés de guardar um ficheiro grande, ou vice-versa. Na verdade, não faz diferença! Contudo, para perceber a razão, temos que compreender o processo pelo qual uma USB armazena informação.

Quando os ficheiros são armazenados num sistema de ficheiros, os mesmos não são copiados num único ficheiro mas sim em vários chamados de blocos. Estes blocos são depois armazenados na memória USB em grupos de bits individuais - são estes grupos de bits que são escritos, lidos ou apagados. Naturalmente que, quanto maior é o ficheiro, mais serão os blocos de que é constituído e, por esse motivo, maior será o ciclo de bits individuais quando se escreve/apaga o ficheiro.


Os controladores das Pens USB incluem um recurso chamado de ‘wear levelling’ que tenta garantir uma distribuição equilibrada dos blocos pelo disco de forma a que nenhuma parte do disco sofra maior desgaste que outra. Se um bloco se desgasta, o controlador irá marcá-lo como inviável e não tentará armazenar mais informação no mesmo. Por esse motivo a dimensão dos ficheiros não deverá comprometer a fiabilidade, a não ser que não existam blocos funcionais suficientes  para armazenar o ficheiro - este cenário é muito pouco provável, já que seriam necessários dezenas de milhares de ciclos escrever/apagar até que o bloco ficasse inviável.

No entanto, existe uma área em que a dimensão do ficheiro poderá causar algum impacto, nomeadamente no processo de escrita da Cache que está descrito em pormenor aqui. No entanto a fiabilidade e a longevidade deverá manter-se inalterada.

À procura de Pens USB personalizadas?
Simplesmente preencha o nosso Formulário de Orçamento Rápido e um Gestor de Conta entrará em contacto assim que possível.


flashbay Author: Chris Anguelov
Be first to leave a comment:
*
* Nunca será mostrado
(se aplicável)
A Flashbay irá enviar-lhe as respostas por email.
Ao submeter este formulário, os seus dados serão processados de acordo com a nossa Política de Privacidade.